Perceber a empregabilidade ao nível cultural é essencial para se aferir o estado de desenvolvimento de uma nação, segundo a UNESCO. Por essa forma, estabeleceu-se um estudo que medisse e estandardizasse através de ferramentas com validade interna uma perspetiva comparativa real e atualizada desta área em diferentes países europeus (França. Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália), atribuindo assim dados que esta área não detém há mais de 20 anos.
Créditos: Marisa Lourenço (Lisb-On 2017)
Importou para o estudo saber diferenciar os vários tipo de cultura e arte (a nível de disciplinas artísticas - e.g. fotografia, cinema, design - e em setores de aplicação - e.g. festivais, museus) e encontrar assim onde estão os seus colaboradores diretos, indiretos, quanto ganham e que funções profissionais realizam. Obteve-se assim um perfil gráfico de cada país e também enquanto resultados globais.
Palavras-Chave: Domínio criativo e cultural; Distribuição de emprego; perfil empregados e funções; ordenados
Segre, G. & Villosio, C. (2017). Employment in the creative and cultural sectors: evidence form a sample of european countries. Centro Studi EBLA
*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.