Este estudo comporta-se como uma tentativa de verificar e melhorar os problemas administrativos dos festivais de música e assim utilizar o apoio da disciplina de gestão de recursos humanos no real apoio à sua melhoria. Para isso analisou-se o impacto dos festivais de música a nível local e nacional, nomeadamente em época de crise no contexto da Europa do Sul (mais concretamente da Grécia) e das várias ferramentas de Gestão de Recursos Humanos - principios, ideias e definições - que podem otimizar e ser úteis aos festivais - eventos casuísticos mas com semelhantes necessidades de uma comum empresa a nível humano. O Reworks Festival (um dos maiores festivais de música Gregos e com maior transversalidade de alcance de público) foi o alicerce da verificação do estudo, em termos práticos.
Créditos: Hugo Rodrigues (Musa Cascais'2017)
As análises identificaram que as ferramentas de gestão recursos humanos ajudam na estratégia do momento e futuro do festival conseguindo melhorar a sua eficácia quando bem preparadas permitindo atingir mais objetivos - destas ferramentas destaca-se o recrutamento de colaboradores e gestão de carreira dos colaboradores quando previstas várias edições de um mesmo evento. Esta área ganha maior importância na aproximação ao marketing e análise financeira e em momentos de crise, em que na ausência de maior fluxo financeiro este possa ser subsitutido e garantido com motivação e otimização funcional dos colaboradores presentes num festival.
Palavras-Chave: festival de música; impacto económico; gestão recursos humanos; turismo; reworks festival
Markos, K. (2018). Music festivals and strategic human resources management; a way to overcome economic challenges . School of Economics, Business Administration & Legal Studies, Greece.
*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.