A criação deste curso nasce da necessidade de valorização dos profissionais e stakeholders na área dos festivais e eventos culturais na atualidade. Numa época de importância, relevância e mediatismo desta área é de extrema importância certificar e diferenciar estes profissionais no panorama português.
Um curso idealizado pela APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música com conteúdos teórico-práticos (e.g. estudos de caso) com o intuito de ter os alunos em sala mas também em experiências imersivas junto de festivais em formato estágio.
A 6ª edição deste curso está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.
"Bons profissionais com conhecimento prático sobre o que ensinaram e por isso estou muito satisfeito"
Miguel Rocha (Aluno 3ª edição)
"Esta ação permitiu-me perceber a "engrenagem" necessária à realização de festivais de musica abordando temas como concepção, planeamento, comunicação, segurança e organização. Obrigado pelo vosso entusiasmo e empenho e continuação de bom trabalho ... o público agradece"
João Leitão (Aluno 3ªedição)
"Adquiri os conhecimentos que necessitava para uma eficaz organização de festivais de música, como sobre os eventos em geral e todos os parceiros envolvidos"
Rute Sousa (Aluna 4ª edição)
Objetivos
a) abordar, debater e aprimorar os conceitos fundamentais da gestão aplicada aos eventos culturais;
b) analisar o atual estado desta atividade de negócio numa vertente técnica e científica, com enfoque na gestão, marketing, internacionalização, comunicação e inovação aplicada a diferentes organizações e realidades;
c) favorecer um debate e um conjunto de ideias para desafios futuros, no sentido de criar e potenciar energias entre todos os envolvidos;
d) promover um espaço de contacto entre todos numa vertente B2B;
e) responsabilizar os alunos com a transmissão de conhecimento e fazer destes agentes de mudança e melhoria do setor
Competências a adquirir
a) domínio da gestão global em festivais de música e as disciplinas obrigatórias para um projeto ser bem-sucedido;
b) domínio de ferramentas para o correto estabelecimento de relações a nível de apoios, patrocínio e lado institucional assim como transmissão de conteúdos ao público
Público-Alvo
Promotores
Municípios
Prestadores de serviço especializado em festivais
Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais
Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação
Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música
Bandas, artistas e suas equipas de trabalho
Media partners
Empreendedores
Estudantes
Metodologia
Exposição oral de conteúdos, referência a exemplos práticos de eventos, realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos e aplicação prática em estágio
Disciplinas e Formadores já confirmados
A. Estudo do fenómeno de massas, concentração e atração de público
(por José Faísca, Crowd Manager Altice Arena)
B. Implementação de um festival com sucesso junto do seu público e stakeholders
(por Jorge Silva, diretor Bons Sons)
C. Marketing e os números: imprensa e parceiros
(por Uriel Oliveira, vice-presidente operações Cision)
D. Event Planning Introduction
(por Marcelo Duarte, Engenheiro Eventos de Massa - Rock in Rio, Carnaval do Rio, U2)
E. Planeamento, criação e aplicação de soluções de sustentabilidade em eventos
(por Pablo Garcia, professor de Ecologia, Every Can Counts)
F. Gestão de Carreira
(por Ricardo Bramão, diretor Aporfest)
G. Como conciliar a gestão de um projeto cultural e manter o lado artístico a longo prazo
(por John Gonçalves, músico e produtor The Gift)
Concerto Imersivo
>The Waterboys (Campo Pequeno, 27 novembro)
Os alunos poderão assistir à sua produção (45min.) e ao concerto
Carga horária
Teoria - 24 horas
Atelier prático e motivacional - 5 horas
Estágio - a definir pela disponibilidade aluno e promotor
Horário/Local
25-29 novembro (18h00/22h00) - Auditório Incubadora Universidade de Lisboa (Cidade Universitária)
30 novembro (9h00-17h00) - Auditório Incubadora Universidde de Lisboa (Cidade Universitária)
Estágio - a definir pela disponibilidade aluno e promotor
Incluí
> Welcome bag + coffee station + seguro + certificado DGERT + wifi
> Estágio Experiência Festival ou Empresa (aos melhores trabalhos finais)
Locais desta edição - Lisb-on, Party Sleep Repeat e Bons Sons. As edições anteriores contaram com experiências: Vodafone Paredes Coura; Out Jazz; Sumol Summer Fest; Festival Med ou Edp Cool Jazz
Valor
349€ - Associados
499€ - Público em geral
100€ - Aquisição de Módulos/Disciplinas Individuais para alunos de anteriores edições
*Descontos: 20% protocolos e parcerias
**Inscrições de grupo: 5% - 2ª inscrição; 10% - 3ª inscrição)
***Valor isento de IVA
***Possibilidade de pagar num máximo de 3 prestações / 20 vagas
Contactos
E-mail: aporfest@aporfest.pt
Site: aporfest@aporfest.pt
Telefone: (+351) 217904720