A Bloq.it é uma startup portuguesa que se dedica ao desenvolvimento e colocação de cacifos eletrónicos inteligentes controlados por uma aplicação móvel. Estes, para além de permitirem que os utilizadores guardem os seus objetos pessoais, também permite que deixem o seu telemóvel a carregar. No passado dia 31 de Outubro, deu-se a oportunidade da marca participar no primeiro evento, no Porto, após várias experiências noutros contextos. Foi numa edição da famosa festa Revenge of the 90's, com dois dos seus cacifos, com o objetivo de testar esta solução e segmento de mercado, assim como reunir feedback dos utilizadores para tentar perceber onde é possível adaptar e melhorar este serviço.
Na realidade o interesse e o uso que o cacifo teve superou as expectativas (apesar da existência de um serviço de bengaleiro no local também). Durante uma altura da noite foi possível ter 100% das boxes preenchidas, conseguindo assim atingir 56 novos utilizadores (apesar do número de pessoas a usufruir do serviço ser bastante maior, visto que grupos partilhavam portas para colocação de vários itens - e.g. casacos).
Durante o evento concluiu-se que o serviço alberga algumas vantagens em relação ao serviço de bengaleiro convencional, entre as quais: - O serviço de bengaleiro cria filas maiores durante momentos cruciais: Início do evento, e principalmente, no final do evento. Muitos utilizadores evitaram filas e usaram o nosso cacifo nesses momentos; - O bengaleiro tem várias limitações, entre elas, o facto de estar estruturado para as pessoas deixarem os objetos/casaco no início da noite, e pegarem nele no final. Ou seja, as pessoas para terem os seus objetos de volta são forçadas a retirar os objetos e a pagar pelo serviço novamente. Nestes cacifos têm liberdade para pegar nas coisas sempre que quiserem; - Os grupos partilham portas (por vezes grupos de 4 e 5 pessoas), nesses casos o nosso serviço fica mais barato que o bengaleiro, que cobra por objeto guardado; - Os cacifos são mais seguros para itens valiosos como carteiras, telemóveis, aparelhos eletrónicos e chaves;
Para além disso, também se verificou que: - Há uma procura exponencial pelo serviço de carregamento dos telemóveis a partir de uma certa hora (pessoas começam a ficar sem bateria); - As pessoas não são tão price-sensitive ao produto, sendo que este serviço disponibilizados era um dos mais baratos no evento, ficando aqui por perceber noutros contextos se a reação será a mesma; - Enorme potencial para parcerias de marketing, patrocínios e product placement de marcas para este serviço.
Este é então um mercado interessante e estratégico no imediato, e no qual este serviço se enquadra perfeitamente, daí a associação à Aporfest. Tendo isto em conta a marca está agora a explorar mais eventos e festivais para oferecer o serviço, potenciar a experiência do público e dar mais um serviço aos seus promotores.