A criação deste curso nasceu da necessidade de valorização dos profissionais e capacitação/entendimento dos stakeholders na área dos festivais e eventos culturais na atualidade. Numa época de importância, relevância e mediatismo desta área é de extrema importância diferenciar estes profissionais no panorama português.
Um curso idealizado pela APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música com enfoque em conteúdos teórico-práticos (e.g. dinâmicas, case studies) com o intuito de ter os formandos (a apreender conceitos téoricos e em que cada disciplina tem uma vertente de trabalho prático) mas também em experiências imersivas junto de locais onde decorrem concertos/festivais, além de acesso a estágio. Ao longo dos anos esta ação formativa teve ações abertas ao público geral mas também ações especiais junto de entidades académicas (e.g. ISEG, Universidade Europeia). Cada edição tem conteúdos que se mantêm e conteúdos novos, num modelo de elasticidade e que acompanha as tendências e necessidades do setor. Formato: Blended Learning.
A 10ª edição deste curso está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.
"Bons profissionais com conhecimento prático sobre o que ensinaram e por isso estou muito satisfeito"
Miguel Rocha (Aluno 3ª edição)
"Esta ação permitiu-me perceber a "engrenagem" necessária à realização de festivais de musica abordando temas como concepção, planeamento, comunicação, segurança e organização. Obrigado pelo vosso entusiasmo e empenho e continuação de bom trabalho... o público agradece"
João Leitão (Aluno 3ªedição)
"Adquiri os conhecimentos que necessitava para uma eficaz organização de festivais de música, como sobre os eventos em geral e todos os parceiros envolvidos"
Rute Sousa (Aluna 4ª edição)
"Muito boa esta ação, uma boa surpresa, recomendarei... e considero que devam manter e estimular todos os alunos com estes conteúdos"
José Gomes (Aluno 6ªedição)
"Vale muito a pena investir neste curso. Excelente organização. Excelentes formadores, com conteúdos bem trabalhados. É uma semana intensa, onde além de se aprender bastante, criam-se laços profissionais e de amizade. Espero voltar numa próxima edição!
André Nelas (Aluno 6ªedição)
"Gostei do formato em que é leccionado e julgo que há uma boa adequação dos temas e horário"
Sara Duarte (Aluna 7ª edição)
Objetivos
a) abordar, debater e aprimorar os conceitos fundamentais da gestão aplicada aos festivais e demais eventos culturais;
b) analisar o atual estado desta atividade de negócio numa vertente técnica e científica, com enfoque no planeamento, gestão, marketing, internacionalização, comunicação e inovação aplicada a diferentes organizações e realidades;
c) favorecer um debate e um conjunto de ideias para desafios futuros, no sentido de criar e potenciar energias entre todos os envolvidos;
d) promover um espaço de contacto entre todos numa vertente B2B;
e) responsabilizar os alunos com a transmissão de conhecimento e fazer destes agentes de mudança e melhoria do setor;
f) trabalhar conteúdos teóricos e técnicos adaptados à atualidade.
Competências a adquirir
a) domínio da gestão global em festivais de música e as disciplinas fulcrais atuais para um projeto ser bem-sucedido;
b) domínio de ferramentas para o correto estabelecimento de relações com todos os intervenientes num festival assim como transmissão de conteúdos ao público
Público-Alvo
Promotores
Colaboradores de Municípios
Prestadores de serviço especializado em festivais
Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais
Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação
Artistas, Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música
Bandas, artistas e suas equipas de trabalho
Media partners
Empreendedores
Estudantes
Metodologia
a) Exposição oral de conteúdos
b) Referência a exemplos práticos de eventos (dinâmicas e case-studies)
c) Realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos
d) Verificação de conteúdos em salas de espetáculo
e) Aplicação prática em estágio
Disciplinas e Formadores
25/nov - 2ªFeira (18h00/22h00) - Online | Planeamento e implementação de eventos
(por: Paulo Silver - CEO & Founder Revenge of the 90's / New Sheet Entertainment)
26/nov - 3ªFeira (18h00-22h00) - Online | Marketing e os números: convencer público, imprensa, parceiros e cativar patrocínios
(por: Uriel Oliveira - Senior Director of Product Management Cision)
27/nov - 4ªFeira (18h00/22h00) - Online | A sustentabilidade na área dos eventos - (in)eficácia e compromisso para 2030
(por: Dora Palma - Events Sustainability Specialist Meo Kalorama / Rock in Rio)
28/nov - 5ªfeira (18h00-22h00) - Online | Estudo do fenómeno de massas, concentração e atração de públicos
(por: José Faísca - Diretor Executivo Meo Arena)
29/nov - 6ªfeira (18h00-22h00) - Online | Implementação de um festival com sucesso junto do seu público e stakeholders
(por: Zé Diogo - Diretor Lisb-On #JardimSonoro)
30/nov - Sábado (10h00-11h30) - Presencial | Visita Técnica guiada a Salas de Espetáculos
(Porto - Casa da Música / Lisboa - LAV - Lisboa ao Vivo / Algarve - Cine-Teatro Louletano
30/nov - Sábado (14h00-17h00) - Online | Atelier: Construção de um festival sem pontas soltas- perguntas, respostas e trabalho em contra-relógio
Abordar conteúdos: Legislação, comunicação, planeamento, gestão financeira, sponsorização e outros do interesse dos formandos
(por: Ricardo Bramão - Diretor Aporfest, Talkfest e Iberian Festival Awards)
Carga horária
a) Teoria - 20 horas
b) Atelier prático - 3 horas
c) Experiência imersiva - 1,5 horas
d) Opcional - Estágio em contexto de festival/promotora (ano civil de 2025) - a definir condições pela disponibilidade aluno e promotor (mínimo 48 horas)
Extra
Realização de Trabalho final individual para participação de Estágio [(entrega até 15/dez) - lista de possibilidades dada no início do curso)]
Inclui
> Material formando: Welcome bag e Password acesso ao curso via Zoom (enviado na semana prévia ao curso)
> Certificado de participação (enviado após o curso)
> Convite para evento: Talkfest - Music Fest Summit 2025 (Mar, Lisboa)
Valor
129€ - Associados [Low cost - 99€ - nas primeiras 15 inscrições]
159€ - Público em geral [Low cost - 119€ - nas primeiras 15 inscrições]
55€ - Aquisição de Módulos/Disciplinas Individuais para alunos de anteriores edições
*Descontos: Protocolos e parcerias - 5%; Inscrições de grupo - 5% - 2ª inscrição; 7,5% - 3ª inscrição
**Valor isento de IVA
***Possibilidade de pagar em 2 prestações, tendo de ser paga a primeira para bloquear a vaga
Vagas
30
Requisitos de Admissão
a) Habilitação mínima de 12.º ano completo ou equivalente e/ou experiência profissional no setor
b) Envio de Curriculum Vitae e Carta de Motivação para ingressar no curso
Contactos
E-mail: aporfest@aporfest.pt
Site: aporfest@aporfest.pt
Telefone: (+351) 219 666 016
Comments