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Artigo Científico: Como o Covid19 alterou a relação com o público?

A crise desencadeada pelo Covid19 trouxe novas formas dos promotores e festivais se relacionarem com o público, não só durante essa paragem forçada como agora no lançamentos das 1as edições pós-pandemia. Trazemos aqui um artigo científico (estudo de caso), acerca de um dos maiores festivais de música de Espanha, o Bilbao BBK Live.


Além de uma entrevista com a diretora de comunicação este estudo verifica como o festivais alterou a sua forma de comunicar no Instagram após o anúncio do cancelamento da sua edição de 2020, na organização da sua edição de 2021 extraordinária e na normalização para a edição de 2022.


Foi importante esta atualização de procedimentos para os canais de comunicação com o público não serem perturbados, e pelo contrário, amplificados até de forma a introduzir novas formas de interagir que se calhar não seriam introduzidas de forma tão célere se não houvesse esta paragem para pensar estrategicamente e ao mesmo tempo ter o público apenas a interagir num formato digital, através de redes digitais.

Créditos: Facebook Festival


A estratégia de negócio deste festivais, e dos maiores de Espanha (desencadeados de forma privada) tiveram que trabalhar o enfoque nas relações com o público. Este passou a ser mais ouvido, escutado e com isso a ter um poder maior na construção de um festival desde o seu início e não apenas quando entra ou está no seu recinto. Por arrasto isto trouxe ao festival maior agradabilidade e confiança dos patrocinadores encontrando-se no Instagram o formato ideal para estas relações serem melhor trabalhadas e também medidas.


Palavras-Chave: Festivais de música; Instagram; Relação com o consumidor; Covid19


*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados na área reservada.


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